A Região de Braga contempla 15 concelhos do solo minhoto para sul do rio Lima, limitada por uma linha meridional de Vila do Conde a Celorico de Basto, fechando daqui para norte até Terras de Bouro.
É uma região multifacetada, com um litoral servido de elegantes e cosmopolitas praias, na jurisdição de Esposende e Póvoa do Varzim, e dividido a meio pelas belas paisagens do rio Cávado. A nascente encontra-se o território do Parque Nacional da Peneda-Gerês, possuidor de uma riqueza em termos de biodiversidade única no nosso país. Recomenda-se o apelativo passeio com começo na Barragem da Caniçada, passando pelas Caldas do Gerês – cujas termas ainda funcionam –, pela albufeira de Vilarinho das Furnas, até chegar à Portela do Homem. Daqui os mais ousados podem iniciar uma atlética e paradisíaca subida a pé até às Minas dos Carris.
A religiosidade e a história são bem patentes numa visita a Braga e, dos inúmeros templos e edifícios, não se percam a Sé, a Capela da Nossa Senhora da Conceição, o Palácio do Raio, o Sameiro e o incontornável Santuário do Bom Jesus. O culto da nacionalidade é evidente em Guimarães, com o Castelo e o Paço Ducal, num giro que ficaria incompleto sem uma ida ao frondoso Parque da Penha.
NÚCLEOS
- 9 (Barcelos, Braga, Cego do Maio, Fafe, Famalicão, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde)
Início do Escutismo
- 1923
Centros e Campos Escutistas
- Campo Escola de Fraião – Braga
- Campo Escola de Garfe – Póvoa do Lanhoso
- Campo de Atividades Escutistas de Golães – Fafe
- Centro Escutista da Apúlia
- Penha Centro Escutista de Guimarães
- Parque Chefe Martins – Ronfe
- Parque de Campismo de Gondifelos – V. N. de Famalicão
Atividades Regionais
- ACAREG e ACANUC
- Abertura do Ano Escutista
- Dia de B-P
- Dia de São Jorge
- Festivais da Canção e de Curtas Metragens