A Região de Lisboa compreende uma série de concelhos da Estremadura, que para nascente se estendem até à Azambuja e a norte até Alcobaça.
A zona da Grande Lisboa detém um importante acervo histórico-cultural, a começar pela capital, podendo-se visitar, para além da Sé, um número apreciável de igrejas e onde estão concentrados os mais importantes museus do país. Nos arredores, o Parque Natural de Sintra-Cascais compreende uma importante área, com destaque para a zona de Sintra, Património da Humanidade, que ao longo de séculos foi descrito por autores estrangeiros, onde sobressai Lord Byron.
A região abrange ainda a área de paisagem protegida da serra de Montejunto – detentora de exemplares valiosos da
flora mediterrânica –, a Tapada de Mafra – antiga zona de caça real que é hoje uma zona de proteção de espécies como o lobo, o gamo, o veado e o javali –, e a Reserva Natural das Berlengas, considerada como Reserva Mundial da Biosfera, paraíso para a prática de atividades subaquáticas.
Um das imagens de marca da região reside no seu magnífico litoral, com praias vocacionadas para os desportos de mar, tais como o Guincho, Supertubos e Ribeira de Ilhas; cosmopolitas como o Estoril, Ericeira, Santa Cruz e Nazaré; ou para quem busca a evasão citadina, a Calada, Paimogo, Baleal e Salgados.
NÚCLEOS
- 7 ( Barra, Lisboa Ocidental, Moinhos de Vento, Oeste, Oriental, Serra da Lua, Solarius)
Início do Escutismo
- 1926
Centros e Campos Escutistas
- Campo Escutista de Santo Isidoro
- Centro de Acolhimento de Valado de Frades
- Centro de Atividades Escutistas de Ferreira do Zêzere
- Centro Escutista do Oeste – Salir do Porto
- Casa do Escuteiro de Lisboa
Atividades Regionais
- ACAREG e ACANUC
- Dia de São Jorge
- ACACORDAS (Técnica Escutista)
- «Ao Leme» (Caminheiros)
- Encontro de Assistentes de Agrupamento