A Região da Madeira compreende as ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens, integradas numa Região Autónoma.
Na ilha da Madeira reinam o sol, as flores, as aldeias debruçadas sobre enseadas, as piscinas e marinas acompanhadas pelo sabor cosmopolita, tudo num conjunto dominado por montanhas e brumas misteriosas. Em complemento, Porto Santo tem longos areais dourados e o mar a perder de vista.
Praticamente toda a ilha da Madeira está classificada, formando o Parque Natural da Madeira, cuja sede no Funchal alberga o Jardim Botânico, provavelmente o mais bonito do mundo no seu género.
Imperdíveis são os passeios pelas levadas – que remontam ao século XV e serviam para transportar água às zonas mais baixas – pelo seu elevado valor paisagístico e biológico, e que levam o viajante a locais com classificações específicas de reservas naturais como o Caldeirão Verde, o Pico do Areeiro, a Ponta do Garajau e a Ponta de São Lourenço.
Percorrendo o roteiro das aldeias, encontramos a Calheta, com excelentes áreas de cultivo, a vila piscatória de Câmara de Lobos, o Machico com toda a força da sua história, a Ribeira Brava, ponto fulcral para a passagem da costa norte, o microclima e a flora exótica do Monte e as casas tradicionais de São Vicente.
Início do Escutismo
- 1927
Centros e Campos Escutistas
- Casa do Escuteiro – Funchal
Atividades Regionais
- ACAREG / District camp
- Dia de São Jorge / St. Jorge’s Day
- Dia de B-P / B-P’s Day
- Atividades de Secções
- Participação nas Comemorações do Dia da Marinha
- Paulus (Caminheiros)
- Ações articuladas com a Proteção Civil em catástrofes e incêndios